segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Modestia


A modéstia abrange um jogo de cultura ou valores religiosos determinados que se relacionam uns aos outros.
Pode incluir:
1. A moderação em uma ações ou aparência, não desejando atrair atenção imprópria para si;
2. Subestimando uma realização;
3. falsa modéstia, uma forma de vangloriar-se auto-humilhando-se falsamente;
4. Modéstia sobre sexualidade e a exposição do corpo humano, especialmente tabus contra nudez em muitas culturas.
Este conceito de modéstia é de grande importância a muitas pessoas, e é o primeiro desdobramento deste tema, neste artigo.
A modéstia de corpo é o desejo ou requisito de não expor demais o corpo humano; isto aplica à pele nua, mas também ao cabelo, e especialmente às partes íntimas; envolve não só cobrir partes do corpo, mas também obscurecendo sua forma. É realizado por roupa conveniente, meios especiais de roupas variáveis, fechando ou trancando a porta quando mudar de roupas ou tomar um banho de chuveiro, etc.; varia de acordo com quem pode vê-lo, tal como o esposo, sócio, amigo ou a famíliares do mesmo sexo, estranhos do mesmo sexo, amigos ou a família, incluindo esses do sexo oposto, as pessoas da mesma classe social, as pessoas em geral.
A modéstia pode ser discutível. Um termo alternativo para modéstia, usado por alguns críticos é a vergonha do corpo ou ginofobia. Modéstia excessiva é chamada pudico (pudor). Falta de modéstia, em excesso é chamado exibicionismo.
Os proponentes da modéstia frequentemente veem nela como respeito para os seus corpos e os sentimentos de si e de outros, e algumas pessoas acreditam que podem reduzir crimes sexuais. (Isto é baseado na crença que vítimas de crimes de sexo são, ao menos parcialmente, responsáveis por novos crimes, se eles imodestamente foram vestidos e assim atraíram o delinquente).
A modéstia é condicionada por religião, cultura, ocasião, e que é presente; por exemplo, uma pessoa finlandesa que alegremente talvez tire todas as roupas numa sauna provavelmente não quereria andar nua rua abaixo.
Semelhantemente, alguém que talvez use um biquíni na praia não o usaria numa reunião de negócio.
A partir da queda, o pecado tornou opaco o olhar humano. Ao contemplar o outro, o olhar não recorda que está diante de uma pessoa, passando a ver o outro como mero objeto. O pudor recorda que é preciso esconder o corpo para mostrar a alma. O pudor preserva a intimidade da pessoa, consiste na recusa de mostrar o que deve ficar escondido. E por que algumas coisas devem ficar escondidas? Devemos recordar que estamos num mundo onde há o pecado. Lembremos Adão e Eva que, depois da queda, se esconderam porque estavam nus...

A nudez humana nasce de uma cegueira. Antes do pecado original, a nudez não era problema algum. Hoje, é bem diferente e ao ser ver uma pessoa nua, esquece-se totalmente que ela tem alma e foi feita para Deus, só se vendo o corpo, um objeto, sem amor.

Não existe pudor somente com relação ao corpo, mas também com relação ao que pensamos e sentimos, nosso mundo interior, para que não haja o despudor de ser proclamado ao mundo os segredos de nosso coração.
Precisamos saber distinguir o pudor da hipocrisia. Pudor é esconder o que eu sou, hipocrisia é querer mostrar o que eu não sou colocar uma máscara. Tirar a roupa para ser natural é artimanha do diabo.

A modéstia e o pudor agem no mesmo território. A modéstia, porém diz mais respeito ao modo de vestir.
Porém, o vestir não é só esconder, mas é também mostrar. A modéstia está ligada com a moda e a cultura e deve ser capaz de ir contra as modas anticristãs.

A virtude do pudor nos leva a esconder as partes do corpo que podem causar reações "desonestas" e excitações sexuais. Há partes que não causam reações. E há partes que ficam entre as duas extremidades. Por exemplo, até que ponto devemos encobrir o corpo da mulher para evitar tentar os homens? A forma de vestir deve ser modesta e fazer com que as pessoas não pequem.

A modéstia não é apenas esconder, como o pudor, mas revelar através da forma de vestir a dignidade do próprio corpo.
O Papa Bento XV diz: "Não se pode deplorar suficientemente a cegueira de tantas mulheres de qualquer idade e posição. Feitas de bobas por um desejo de agradar, elas não vêem em que medida a indecência de suas roupas choca a cada homem honesto e ofende a Deus. A maioria delas ficaria enrubescida por causa deste tipo de vestuário, como por uma falta grave contra a modéstia cristã. Agora não basta exibir-se em vias públicas, elas não temem cruzar o limiar de Igrejas, para assistir ao Santo Sacrifício da Missa, e até mesmo carregar o alimento sedutor das paixões vergonhosas para a mesa eucarística, onde se recebe o Autor da Pureza Celestial." (Sacra Propidium, 1921).
A Igreja católica espera dos católicos vestir-se modestamente, de acordo com suas diretrizes. Não há, porém nenhuma diretriz oficial para a modéstia; a hierarquia, no entanto, e mesmo alguns papas, deram opiniões em várias questões.
O Papa Pio XII declarou que as mulheres devem cobrir seus braços superiores e ombros, que suas saias devem cobrir ao menos até o joelho, e o decote não deve revelar nada.
Giuseppe Cardinal Siri de Gênova declarou que calças eram inaceitáveis para vestir mulheres; muitas mulheres católicas tradicionais seguiram este conselho, e alguns católicos tentaram mais ainda, justificar isto filosoficamente.
Em todo caso, a Igreja condena o uso de roupas que exibem o corpo e faz dele um objeto de sexo.
A Igreja espera dos homens vestir-se modestamente também, mas as exigências não são iguais em relação às mulheres; isto é porque os homens estão considerados mais suscetíveis à tentação sexual. Nenhuma destas "diretrizes" unem em católicos; católicos tradicionais acham-nos bastante persuasivos. Muitas mulheres católicas não-tradicionais, por outro lado, frequentemente supervisionam os ensinos tradicionais da igreja em modéstia pela moda.
Apesar desta falta de diretrizes oficiais, católicos de tradição ocupam-se frequentemente de delinear a modéstia. Nossa Senhora de Fátima disse em 1917 isso: "Certas modas serão introduzidas que ofender-se-ão meu Filho (Jesus) muito." Alguns mesmos tentaram formar teorias coesivas em modéstia; às vezes isto é de uma perspectiva sociológica, [4] enquanto em outras vezes toma uma aproximação mais Tomista, combinado com os escritos dos Pais da Igreja.
Como se vestir para ir à igreja?
O Vaticano nos dá a resposta.
Todos nós sabemos que o Vaticano tem regras severas sobre o vestuário, tanto em São Pedro quanto nos Museus.
As pessoas não podem andar trajando roupas curtas (saias ou shorts acima do joelho), nem decotadas ou sem mangas, ombros expostos ou costas de fora (regra que deveria ser seguida em todos os Templos da Igreja Católica).
Ocorre que, apesar disso, parece que algumas pessoas se faziam de analfabetas e teimavam em andar trajando roupas inadequadas e indecentes.
Como lidar com essas pessoas?
O Vaticano resolveu, literalmente, desenhar as regras para os "analfabetos".
Tomara Deus os nossos sacerdotes sigam o exemplo do Vaticano e não permitam que as pessoas entrem na Igreja e se aproximem da Eucaristia vestidos de forma indecente.
Tomara Deus os católicos se conscientizem de sua importância e da importância do seu Corpo como Templo do Espírito Santo, da importância da Eucaristia e comecem a vestir-se de forma digna, de forma que demonstrem que são filhos e filhas de Deus.
Homens: Nada de bermuda, chapéu e camisa sem manga na Igreja. Coloquem calças e camisas com manga.
Mulheres: Nada de tomara-que-caia decote, costas nuas, ombros e barriga à mostra, minissaia, calças apertadas, leggings ou shorts curtos na Igreja. Coloquem saias, calças ou bermudas (que não sejam apertadas) que sejam, pelo menos, até o joelho e camisas com manga e sem decotes, sem costas nuas.







Fonte:

  1. http://www.pr.gonet.biz/index-read.php?num=910
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mod%C3%A9stia
  3. http://www.comunidademissionariamariana.com/2012/07/pregacao-sobre-castidade-e-modestia.html
  4. http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2010/07/como-se-vestir-para-ir-na-igreja.html


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler o blog. Agora deixe-me seu feedback.

sitemap: http://cdn.snapsitemap.com/sitemap/91851.xml.gz